A cada quatro adultos brasileiros 1 sofre de hipertensão.
Hipertensão arterial.
Doença crónica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada.A doença geralmente não causa sintomas. No entanto, a longo prazo é um dos principais fatores de risco para uma série de doenças graves como a doença arterial coronária, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica, incapacidade visual, doença renal crónica e demência
A OMS (Organização Mundial de Saúde) juntamente com a Sociedade International de Hipertensão (ISH),, fixou os limites em 140/90 mmHg sendo considerados.

Oitenta e quatro mortes por hora, 829 por dia e mais de 302 mil ao longo de 2018. Esses são os números de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames no Brasil.
.Portanto, Segundo o Ministério da Saúde, a pressão alta afeta um em cada quatro adultos brasileiros.
No entanto 90% dos homens e 70% das mulheres consumam mais sal do que o máximo recomendado,ou seja, 85,1% dos adultos brasileiros acham que a ingestão de sal é adequada.
No adulto com mais de 74 anos, pode-se aceitar um limite de 150/90 mmHg .
Sétimo Relatório do Comitê Nacional Conjunto de Prevenção, Detecção, Avaliação e Tratamento da Pressão Arterial Elevada
VOCÊ PODE GOSTAR DE LER TAMBÉM>>A atividade que previne cancêr de próstata.
Prevenção e diagnóstico
Para combater a hipertensão, o ministério recomenda a adoção de um estilo de vida saudável, da infância aos idosos, e a realização de exames de saúde de rotina pelo menos uma vez por ano. A prática do exercício é outro hábito recomendado.
TRATAMENTO
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece medicamentos para hipertensão em unidades básicas de saúde e em cerca de 31 mil farmácias credenciadas no programa Farmácia Popular.
