Golpe usa aplicativo para fraudar depósitos bancários.

Estelionatários depositam envelopes vazios em caixas eletrônicos e ligam para clientes pedindo reembolso de valor inexistente. Polícia e bancos fazem alerta.

Golpe clona contas de WhatsApp para pedir dinheiro a contatos de vítimas.

Esquema tira do ar celular da vítima, assume conta e envia mensagens.

Por mensagem, golpistas pedem transferências bancárias a amigos e família.

Tentativas de golpes e fraudes envolvendo bancos, sejam em agências, por telefone ou via internet, não são exatamente uma surpresa. No entanto, os clientes precisam estar sempre atentos com qualquer detalhe, mesmo que mínimo, ao receber uma mensagem ou informação sobre a sua conta, alertam a Polícia Civil e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A vítima que teve a conta clonada disse que notou quando o seu celular perdeu o sinal. Ele descobriu o golpe porque estava junto da irmã quando ela recebeu a mensagem do golpista, se fazendo passar pelo médico.


Eles telefonam para a vítima e dizem que efetuaram um depósito na conta da pessoa, mas que houve um erro.

A partir daí, o criminoso pede que seja feito o estorno da quantia supostamente depositada por equívoco. O cliente verifica, nota que o valor consta no seu extrato, decide fazer o estorno — a devolução do dinheiro supostamente depositado — e cai no golpe.

Especialistas lembram que, ao invadir uma conta de WhatsApp, os falsários têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos que pode incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem. Isso torna os pedidos de transferência de dinheiro mais convincentes.

Alguns correntistas mais desconfiados ligam para os gerentes e são avisados sobre o golpe. Porém, muitos outros arcaram com os prejuízos, pois os golpistas colocaram envelopes vazios nos caixas eletrônicos. Desta forma, o sistema inclui o valor como crédito e a confirmação só ocorre após o sistema de compensação do banco.

Para quem já teve a conta roubada, a orientação é avisar o mais rápido possível a amigos e familiares e tentar recuperar o número, solicitando uma nova verificação por SMS. Para isso, o usuário deve fazer login no WhatsApp, e confirmar o código de seis dígitos que chega via SMS. Assim, qualquer outra pessoa utilizando a conta será desconectada automaticamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá ! Bem-Vindo(a) ao nosso SITE!
Posso te Ajudar?