Rio Claro tem a segunda morte de criança por meningite bacteriana.

MENINGITE BACTERIANA

Os dois pacientes tinham 9 anos, um morreu em junho e outro no domingo (13). As identidades não foram divulgadas pelo município.

A Prefeitura de Rio Claro (SP) confirmou a segunda morte de uma criança por meningite bacteriana neste ano. Um paciente de 9 anos morreu no domingo em consequência da doença.

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

A doença pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e ela pode até matar.

O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. 

Entretanto, o risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

NO ENTANTO, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Existem vacinas para todos os sorotipos de meningite, mas nem todas estão no Sistema Único de Saúde (SUS), o sorotipo B está apenas no particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá ! Bem-Vindo(a) ao nosso SITE!
Posso te Ajudar?