Rio Claro tem campanha preventiva à tuberculose.

Palestras e rodas de conversa estão sendo realizadas em unidades de saúde.

Rio Claro realiza neste mês intensificação de ações preventivas à tuberculose. O trabalho realizado pela Secretaria de Saúde tem como objetivo detectar e tratar precocemente os casos novos de pessoas com tuberculose, bem como quebrar a cadeia de transmissão.

Somente neste ano foram registrados no município 22 novos casos da doença. “Estas pessoas já estão recebendo o tratamento sob a supervisão de profissionais de saúde”, destaca Paula Kannebley, diretora de Vigilância em Saúde.

A campanha alerta população sobre os principais sinais e sintomas da tuberculose, entre eles tosse produtiva (com secreção) por duas semanas ou mais, febre baixa, perda de peso, falta de apetite, cansaço fácil e suor noturno. A tuberculose é transmitida por vias aéreas superiores pela tosse, fala e espirro de uma pessoa doente sem tratamento.

O assunto foi tema de palestra ministrada nesta semana por técnicos da Vigilância Epidemiológica no Centro Dia do Idoso. “A informação é uma das principais ferramentas na prevenção”, observa Dinorá dos Santos, enfermeira responsável pela VE.  No paço municipal mural informativo está exposto no saguão, chamando a atenção do público sobre sintomas e tratamento da doença. Nas unidades de saúde também estão sendo desenvolvidas atividades informativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá ! Bem-Vindo(a) ao nosso SITE!
Posso te Ajudar?
Powered by